segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Glaucia Black

||
Hola, que tal! q
Ignorem. Bem, depois de muito planejamento, vamos à nossa primeira entrevista! *--* E, para começar com tudo, entrevistamos a Glaucia Black! o/  Autora de Opposing Souls, A Herdeira, Vento no Litoral e outras fanfics que conseguem nos arrancar lágrimas e querer arrancar os cabelos - os nossos e os da autora, haha.





Você acha que o universo das Fanfictions está sendo plenamente explorado? E respeitado?
Acho que as pessoas estão sempre procurando finais alternativos. Seja para filme, desenho, seriado ou até mesmo através das fics originais.
Elas passam o tempo imaginando “como seria” e com essa febre de fanfiction fica mais fácil colocar os pensamentos no papel. E a coisa toda acaba ficando divertida.
Durante anos eu criei coisas na minha cabeça, para fugir um pouco da realidade em que vivi. Mas nunca havia escrito os meus devaneios e através das fics isso foi possível.
Tinha um jogador italiano chamado Paolo Maldini, que foi capitão durante anos da seleção italiana. E por anos eu me imaginei indo para a Itália e começando uma nova vida com ele.
Era uma coisa totalmente doida, mas eu conseguia aliviar o meu estresse que tinha com a pressão do vestibular.
Cheguei a iniciar um fic original sobre isso, mas como não tive público resolvi excluir. Mas agora com essa coisa de fanfic, posso criar mil tramas e publicar. Isso de certa forma me faz feliz e me divirto com o meu público, que adoras as loucuras que escrevo.
Ai você me pergunta: Por que Crepúsculo? Bem quando eu terminei de ler o Amanhecer simplesmente não me conformei com o final da personagem Jacob Black. E ficava imaginando como seria um final para ele. Então comecei a escrever como gostaria e depois da primeira, nunca mais parei... Foi algo que mudou a minha vida! Nem sabia que podia escrever, quanto mais fazer tramas que o povo gosta.
O que você acha fundamental em uma fic, além de ser bem escrita e possuir um enredo cativante?
O mais importante é o enredo cativante.
Sei que todos acham a escrita perfeita fundamental e também acho isso. E já fui muito criticada pelos erros das minhas primeiras fics. Mas eu ficava tão ansiosa para postar, que muitas vezes não revisava os caps e já colocava no ar.
A escrita perfeita, o vocabulário rico e a forma como a autora coloca as coisas são importantes, mas sem um enredo forte não tem fic que segure o leitor.
Já comecei a ler, e recomendei, algumas fics que depois me decepcionaram. Porque as autoras simplesmente começam a postar sem saber o que fazer com a trama e acabam se perdendo no caminho.
Já li fics super “mal escritas”, no sentido de pontuação, mas que me cativaram e até mereceram recomendação.
Não quero citar nomes, mas algumas das fics que li, possuíam parágrafos com cinco ou seis linhas sem um ponto e uma vírgula. E isso me deixou muito perdida em alguns momentos. Mas  por outro lado a trama era perfeita e cativante. E por isso conseguia me prender. É claro que gostaria que fosse melhor escrita, mas ninguém é perfeita e não posso criticar. E se fizer isso, será através se mensagem privada para a autora... Ninguém merece leitora deselegante! Aff como eu sei disso. Kkkk
A fic perfeita para mim, seria aquela em que a escrita, o vocabulário, os sentimentos e o desenvolvimento da trama fossem perfeita. Mas só conheço 3 (ou 4) autoras capazes de fazer isso... Também não quero citar nomes. Kkkk
O meu conselho em relação a isso para as novas autoras é: Não comece uma fic sem saber como vai terminar. Faça o seu cronograma e coloque todos os pontos no papel. Você corre o sério risco de perder as leitoras no meio do caminho por “coisas infantis”... Já tive vontade de abandonar diversas fics por isso e algumas simplesmente não deram mais para acompanhar
Quer prender A leitora? Prenda a sua atenção como uma trama realmente BOA! E arrume uma beta. kkkk

Para você, o que falta no mundo das fanficitions?
Mais maturidade! Como falei na resposta anterior, muitas começam sem saber como acabar, as fics ficam infantis e acabam fazendo o leitor perder o interesse.
Acho que as autoras precisam definir o que fazer e como fazer. E se for uma fic “Adulta” não me venha com coisinhas infantis... Isso mata a fic!
Descobri recentemente que as autoras que fazem fics EdwardxBells são muito caritativas e sabem explorar muito bem esse universo alternativo... Não estou abandonando o Jacob... Só procurando fics boas para ler.

Na sua opinião, o que têm em Opposing Souls que a fez ter tanto sucesso?
O universo jovem! Apesar de abordar temas importantes como família, câncer, doação, Buling, relações familiares e conflitos adolescentes, essa fic abordou um assunto que é um clichê: o amor! O amor acima de tudo, capaz de doar, de abrir mão de perdoar, de se entregar e principalmente “mudar”.
Procurei mostrar que todos têm o direito ao perdão e que o amor é capaz de milagres. É capaz de fazer até o ser mais rebelde se transformar. Isso tudo explorando o universo adolescente, com um ingrediente bem “quente”... As leitoras adoram um bom amasso. Kkkk Mas o fundamental nisso é o “AMOR”... Eu não escrevo sexo por sexo e sim com amor. Também não gosto de ler fics que só exploram o sexo sema amor.
Acho que qualquer fic que aborde esse tema, se a trama for boa, pode render muitos lentores e elogios... Esse foi o segredo de Opposing Souls: “mudar de vida por amor”... Quem acompanhou a trajetória do Jacob Black nessa fic, viu como ele começou e como se transformou em um homem de bem. Se hoje fosse escolher um nome para ela, seria Reanson.
Em Galope para Felicidade, você explorou uma realidade antiga, retomando uma época onde o amor era consequencia dos casamentos arranjados. Optou por criou uma Nessie "abusada" e decidida. Você acredita que esse contraste tenha feito a fic ser tão bem aceita?
O que fez a fic ser aceita foi a identificação. Por que as leitoras não se identificaram com a Ness da Herdeira? Ela é fraca e submissa. Já a outra era determinada, falava a verdade sem medo do que os outros iriam pensar. Ela agia com o coração e não com os costumes de sua época. Ela amou e lutou por isso. Sofreu e teve suas lágrimas, mas no final conseguiu conquistar o seu amor... Isso faz todas as mulheres se identificarem. Quem nunca teve um amor não correspondido? Quem não gostaria de ter a mesma ousadia? Acho que a palavra para essa Ness foi: ATITUDE!
Quais são os critérios que você usa para montar a personalidade de cada personagem?
Primeira coisa eu monto a trama e depois a personalidade. As minhas fics nascem geralmente no ônibus, quando vejo a paisagem, ouço conversar e penso na vida. Assim começo a criar as fics e a personalidade nasce no momento da criação dela. Quando vejo, o perfil da personagem já está traçado. É claro que para os coadjuvantes é mais trabalhoso e vou desenvolvendo no momento da escrita da fic.

Em A Herdeira, o Jacob veio de uma forma bem elaborada dos já tão conhecidos "Cafajestes", provocando ódio na maioria das leitoras. Quando você o criou, você deu a ele essa personalidade já esperava que ele tivesse tamanha repercussão? E de onde veio a inspiração para criar esse "vingador"?
 Tenho uma confissão a fazer para essa fic. Eu a planejei no inicio do ano e tive vários bloqueios desde então. Quando cheguei na fic, já tinha me esquecido praticamente tudo e tive que “reelaborar a trama”.
A Heri chegou a me chamar de doida, porque as véspera da postagem eu ainda estava elaborando, na mente, essa fic. E quando pensei nele, imaginei um homem nojento, cafajeste e muito mal caráter, porque mais uma vez eu queria mostrar como o amor pode mudar as pessoas. Mas acabei errando na “mão”kkkk Sou exagerada, sabe!kkkk E ele saiu pior do que imaginava. Agora estou cortando um dobrado e vou mudar algumas coisas na fic. Acho que se fizesse todas as maldades dele, as minhas leitoras cometeriam uma “greve geral”... se não um assassinato. kkkk
(Responda se quiser) Glau, suas fics são marcadas pela desenvoltura sexual dos Jake's, não importa a época ou a personalidade, o Jake sempre arrasa. Em que você se inspira na hora de escrever as cenas mais quentes?
Taylor é a minha inspiração! Quando eu me lembro da Bella descrevendo o Jacob e do Tay sem camisa, lindo, maravilhoso e gostoso não tenho como deixar de imaginar um Jacob FO na cama. Kkkkk O cara deve ser muito bom! Olha já tive problemas sérios com o meu marido por causa do Jacob... Se eu contar!
Jacob é sempre Jacob e um JakexNess se não for muito quente, sinceramente não tem graça... ELE ARRASA!

Acha que as pessoas podem mudar, como aconteceu com o Jake em Opposing Souls?
Com toda certeza! O amor é capaz de operar maravilhas. É capaz de curar, de redimir, de unir e principalmente de transformar... É claro que estou falando de um “verdadeiro amor”... Não paixonites! Se eu contasse todas as paixonites que tive, perderia umas dez páginas falando sobre isso.
Sabe, quando se é adolescente leva-se tudo a ferra e fogo, sempre é “um grande sofrimento”, “um grande amor”, “uma grande desilusão”, “uma grande traição” e por isso acho que os pais deveriam ficar atentos a essa fase e conversar com os filhos, pois os adolescentes comentem “muitos erros” achando que é por amor. E depois olham para trás e vêem como foram tão tolos... Gente ninguém vive só de amor!!! Não pense que é se enfiando em uma favela, morando com o traficante bambam que vai ficar tudo bem porque você o ama. Quando a forme aperta, principalmente com filhos, o amor foge pela janela... O verdadeiro amor é paciente, generoso e doador. Fora isso é PAIXÃO e ela destrói muitas vidas e muitos casamentos. O amor verdadeiro é capaz de sacrifícios e se o seu namorado ou namorada tem atitudes egoístas e te obriga a sair da casa dos pais para viver em um barraco, ele não te ama de verdade. Do contrário esperaria pacientemente até ter condições de te dá uma boa vida... Observem os sintomas e tentem distinguir AMOR de PAIXÃO... Paixão as vezes é uma grande ‘M”... principalmente para mulheres... Mulher apaixonada é “BURRA”

Em algum momento, você ficou com medo em postar ‘A Herdeira’, visto que a personalidade do Jake não é exatamente a de ‘homem  ideal’? Ficou com medo das leitoras não o aceitarem?

Sim! Posso dizer que hoje estou com medo da Herdeira, porque errei a mão e fiz um cara muito mal. Mas eu sou guerreira e vou até o final.
Como você vê o sucesso de suas fanfics, e a que você deve isso?
 Criatividade no enredo! Amores, isso não surge lendo a fic da amiguinha. Muita gente começa a ler as fics e da noite para o dia fica criativa. Eu gosto de coisas diferentes. Já tive vontade de abordar diversos temos, mas não fiz por já ter ligo em algum lugar.
Muita gente diz até que sou analfabeta, mas mesmo assim continua a ler as minhas fics. Acha que se os enredos fossem ruins conseguiria isso?
Qual foi a melhor fanfic que você já leu – ou que está lendo?
 Essa eu não conto!! Se fizer isso vou dá um tiro no pé. Kkk Posso dizer que comecei a ler fics que não são JakexNess que me surpreenderam muito pela criatividade e a sutileza na escrita. Agora revelar qual  (quais) seria deselegante... Sorry!
Já vivenciou alguma situação a colocou em suas histórias?
Várias! Eu costumo dizer que sou cagada de pombo como a Ness de Opposig Souls... Já fui muito zoada na escola e sofri muito com isso. Mas prefiro não entrar em detalhes
Na sua opinião, qual o genero mais difícil de se escrever?
Comédia! Kkkk Eu sei fazer chorar como ninguém, mas tenho dificuldade em fazer rir. Isso exige muito de mim. Por exemplo, as musiquinhas que eu parodiei em Opposing Souls me fizeram quebrar a cabeça.
Eu admiro a Tata e a Isa Sator por essa facilidade em fazer comédia. Kkkk Morro de rir com as duas... Duas figuras carimbadas. 

Sua personalidade tem algo em comum com algum personagem que você já criou? Qual?
Eu coloco todo o meu sentimentos, os meus dramas e coisas que vi ou vivi nas fics. As personagens são amorosas como eu sou... Quando teve o surto de gripe suína, as minhas amigas quase me batiam pela mania de sair beijando e abraçando todo mundo. Sou uma pessoa muito dada e que se abre demais, e por isso me decepciono muito com as pessoas... Sou muito suscetível a decepções.

Qual sua dica/conselho para as autoras que estão começando? E para as que estão pensando em desistir?
Vamos para os passos para as iniciantes:
1 – Pensar no enredo da fic.
2 – Fazer um filme na cabeça com todos os caps (principalmente o final)
3 – Fazer um cronograma (mesmo que sua memória seja boa como a minha, pode acabar esquecendo algo)
4 – Uma boa capa e apresentação.
5 – Um prólogo intrigante.
6 – Divulgação.
7 – Persistência (mesmo que seja xingadela e chamada de analfabeta não desista nunca).
8 – Carisma com as leitoras
9 – Responsabilidade com as postagens (não deixe as leitoras esperando 3 meses por um cap... Isso é horrível! Já deletei VÁRIAS fics do meu perfil e parei de acompanhar algumas autoras. Simplesmente não tenho mais paciência... Não é só o texto e a trama que prendem. Não agüento fics com 15 caps que já estão há quase um ano sendo postada... Isso me cansa.)
E para os leitores o que ajuda o autor: COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES!! MUITAS. KKKK
Obrigada pela oportunidade de me expressar e espero que as dicas sejam úteis. Para mim foi uma honra.

Bjus no core
          ----------------------------------------------------------------------------------


Bem, bem, essa foi apenas nossa primeira entrevista (: Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa autora que tanto nos diverte :D

4 comentários:

  1. Oi, girls.
    Ok, eu também dei ALOKA e criei aqui um blog ;P SHAUSA' Só que o meu dará informações sobre o Jordan [mi amore] -Q
    Anyway, só queria dizer que a ideia de vocês foi muito criativa (:
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Oie amorecos...
    Nossa, adorei a entrevista, tudo de bom!
    As dicas da Glau são d+, pra falar a vdd, ela é d+!
    Meninas, Yê e Mi, adorei a idéia de vcs! Ja estava na hora de termos um entretenimento diferente! =P Parabéns...
    Ah, adorei as dicas da Glau, mas confeso que piso na bola em uma, eu as vezes demoro para postar... mas, eu tento remediar!

    Glau, parabéns, amiga vc não é só conhecida e querida por causa de suas fics não, seu eu interior, é o que te faz ser tão amada, bjossss!

    E nunca deixando de ser abusada, eu tenho uma idéia pra este blog, mas converso depois com as DONAS... Bjos²

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeiii! Foi super perfeito esse questionário. Tanto as perguntas, muito bem elaboradas, como as respostas, completamente envolventes e cativantes (e intrigantes, digo mais) não sou mto fã de Jake/Ness, mas já estive MUITO tentada a ler as fics da Glaucia pelas sinopses tão CHAMATIVAS dela. Mas meu tempo tb é dose e nunca consigo começar a ler nenhuma das fics. Mimimimimi. Mas eu juro, que antes de morrer (OK, fui mórbida e exagerada demais) eu leio todas as fics dela.
    kkkk
    BlacKisses

    ResponderExcluir
  4. Oiieee mulheres *-*
    então, passando pra dizer que amei essa iniciativa que vcs tiveram de criar um blog e entrevistar as autoras que não fazem sucesso mundialmente, mas que mesmo assim fazem sucesso no nosso mundinho das fics *-*
    Eu AMEI a entrevista da Glau. Admiro ela a tempos, sempre acompanhei as fics dela assim como ela acompanha as minhas. De disparada a Glaucia é uma das melhores autoras que temos no Nyah e em outros sites. Suas fics são todas cheias de emoções! Rio e choro ao mesmo tempo lendo suas invenções mirabolantes, mas que são aceitas por todos os leitores de tão bom agrado.
    Realmente as fics da Glaucia ja me fizeram derramar muitas lágrimas, e agradeço por ela ter me citado como uma das autoras que diverte ela *-*
    Novamente parabéns girls pelo blog! esta lindo :D
    E parabéns pra Glau pela ótima entrevista!
    Beeijos amores!

    ResponderExcluir

Status

home regras para ser entrevistado seja entrevistado