quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Entrevista HaliceFRS

||
Olá, pessoal *---*
Como vão todos? Espero que bem, e tão animados quanto eu, nessa volta! \o/
Hoje, nossa entrevistada é tão top na balada, que já tem até livro publicado! *--* haha! Isso mesmo! A Halice escreve fanfics desde 2010 e uma de suas histórias ficcionais foi escolhida para a publicação! Você pode conferir a sinopse dessa história magnifica clicando AQUI e também pode adquiri-la no mesmo link!
E, se você não conhece a autora e deseja ler uma boa fanfic, pode conferir o perfil dela no Nyah! Tem história para todos os gostos e eu acho muito mais do que impossível você não gostar de pelo menos uma! *o*
Mas chega de enrolação, não é mesmo? Vamos à entrevista, conhecer um pouco mais dessa autora tão esplendida *o*



Como foi receber a proposta de publicação de Enigma?
Foi uma surpresa incrível, especialmente por se tratar de Enigma. Minha proposta à LIO era para outra fanfic, Obsession, que era mais conhecida e eu já estava fazendo as devidas mudanças para enviá-la à editora. Porém nesse meio tempo ela tomou conhecimento da história do padre, pediu para lê-la e então me propôs publicá-la.

O processo de transformar uma fanfic em livro é muito trabalhoso?
Não, principalmente se a trama se passa em outro universo. Quando a história em si já se distancia da original, basta tomar o cuidado de trocar os nomes, características físicas ou traços mais marcantes de personalidade.

Existe algo que é aceitável numa fanfic, mas não num livro?
O padrão deveria ser o mesmo, porém fanfics são informais, uma forma agradável de ter um pouco mais de nossos ídolos sob nosso domínio, então adota-se a crença de que tudo é possível. Para um livro há que se ter maior zelo por aquilo que será apresentado. O público é outro, então pesquisa é fundamental, assim como certo compromisso com a realidade. Até para a literatura fantástica, onde é preciso manter a coerência da narrativa.

Quando começou a escrever, imaginou que tomaria essa proporção?
Nem em meus sonhos mais delirantes. Conheci a saga crepúsculo meses antes de Lua Nova estrear nos cinemas e esse universo de fanfics apenas no ano seguinte. Minha paixão veio relativamente tarde, assim como minha primeira fic. Com isso sempre me considerei privilegiada por ter conseguido um bom espaço entre os leitores. 
E por que a saga crepúsculo?
Porque sou louca por ela, simples assim. Gosto muito de HP, mas essa saga não me inspira como crepúsculo.
Qual foi a situação mais inusitada que já vivenciou nesse mundo de fanfics?
Não me recordo de nada que tenha vivenciado, mas tem algo que sempre me chama a atenção; o plágio. Seria cômico se não fosse trágico esse desejo desvirtuado de ganhar notoriedade com histórias alheias.

Para muitos, o mundo das fanfics é um refúgio. Você também o considera assim?
Talvez para algumas até seja; não para todas, não para mim. Escrever fanfic é uma forma de dar vazão às muitas histórias que povoam minha mente, com isso os personagens da saga ganham mais espaço e quem é fã, assim como eu, tem um pouquinho mais de todos eles. 

Como leitora o que te cativa numa fanfic?
Em primeiro lugar o bom Português. Não sou expert, tenho meus vícios, mas há alguns erros grosseiros simplesmente inaceitáveis. Depois, um enredo envolvente que me instigue a seguir em frente, tendo sexo ou não. E desde que, se tenha lemons detalhados, estes estejam no contexto, não que sejam toda a base com paradas estratégicas para que Edward e Bella tomem fôlego.
E num livro?
Nos livros o que me cativa são as sinopses interessantes, podendo ser de qualquer estilo. Sou eclética.
Além do talento – obviamente – o que você acha que é necessário ter para conseguir escrever uma boa história?
O máximo de conhecimento sobre o tema que pretende abordar; venha ele de experiências vividas ou de pesquisas. Vale especular pelo Google, livros, jornais, amigos, conhecidos de amigos. Depois de esgotadas todas as fontes, se ainda não encontrar o que deseja somente então vale recorrer à imaginação já empregada na história para também se preencher as lacunas, porém com o máximo de coerência. Aventurar-se a escrever sobre o que não se tem o mínimo conhecimento é a forma mais rápida de apresentar uma narrativa empobrecida.
Você criou sua conta no Nyah em 2010, certo? E você acha que o mundo das fanfics de Crepúsculo mudou muito desde então?
Isso, 2010. O que noto agora é a redução de leitoras e a exclusão de fanfics Crepúsculo, seja pelo fim cinematográfico da saga, a desilusão de algumas autoras por conta desses desencontros sobre o romance dos atores principais ou talvez pela desistência daquelas que escreviam por mero modismo. O que considero uma pena, pois tem muita autora boa sem público e leitoras que perdem as fics preferidas sem nem saber a razão.


Bom, pessoal por hoje é só :) Espero que tenham apreciado o/ Não se esqueçam que vocês também podem se inscrever para ser entrevistada, sim? ^^
Abraços, e até a próxima!



Um comentário:

  1. Minha linda, obrigada pela oportunidade! Foi um prazer responder às suas perguntas, falando de um tema que amo, fanfics...

    Espero que todas gostem e que considerem conhecer um pouco mais sobre mim...

    Bjus... *-*

    ResponderExcluir

Status

home regras para ser entrevistado seja entrevistado